quarta-feira, 23 de abril de 2014

NA CASA DO OLEIRO.

Esta é a Palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: "Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem". Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: "Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel. - Jr 18. 1-6
 
Assim somos nós nas Mãos do nosso Deus e Pai. Como vasos ele nos toma em suas mãos e vai nos quebrando. Nos refazendo. Deus não é Deus que "junta" pedaços. Não é Deus que usa uma cola divina e vai colando sem que perceba imperfeições. Deus é Soberano. Perfeito. Todo Poderoso.
Simplesmente assim... Ele refaz... E dói. E dói muito.
Porque ali na casa do oleiro você é simplesmente quebrado. E quando você é colocado na "roda" e de quebrado, mais quebrado impossível... Você vira barro. Barro. E ali você começa a ser refeito... Do nada...Do barro...
É por meio de dor mesmo. Dor e sofrimento. E você pode chegar ali de qualquer jeito. Seja com orgulho... Com arrogância... Ou tímido... Cabisbaixo... Vitima... Quebrado... Amassado... Inteiro... Em pedaços... Você vai ser tomado nas mãos do Oleiro e vai ser colocado na roda.
Uma coisa é certa... Apesar de você ser ali amassado como barro... E acredito que seja assim porque tiro por mim mesma. Minhas experiências no trajeto da minha caminhada nessa peregrinação, a medida que você "permite" sem se debater mais... Quando você se rende ao Seu Único Amor (seu aconchego) você vai ficando bonito. Porque enfrentar o "confronto" com as pessoas, mesmo aquela que amamos tanto (e com certeza dói muito mais porque amamos... e o confronto nos pega com muitas formas...) e nossa reação é de choque. Você não entende. Não. Não entende. Como pode estar acontecendo tudo aquilo? Como estar ouvindo das pessoas que mais você ama?
Ai vem a decepção. A mágoa. A tristeza desenfreada. O choro. A derrota.
Então você desce a casa do oleiro. Você já sabe o "caminho". Você fecha a porta atrás de si mesmo e desaba. Desmonta. Esmorece. Desfalece.
Contudo... Contudo quando o "confronto" vem do Oleiro que te pega com "suas santas mãos", com amor, com zelo e ali te coloca na "roda", ali, exatamente ali suas lágrimas vertem sangue.
E essas lágrimas de sangue quando você percebe em meio ao processo de ser amassado... Você vai percebendo que "seu amor" pelas pessoas que você ama aumenta. Cresce. Solidifica.
Não. Não porque você admite que elas estão certas. Não. Porque ali na Olaria tudo deixa de ser importante. Porque ali naquela roda... Tudo se funde no barro...  Seus melhores sentimentos... Seus piores sentimentos... Aqueles mais profundos... Aqueles que você pensa que já estavam tratados... E até aqueles que você pensa que ainda vão ser tratados... Tudo ali se funde no barro. Suas lágrimas ajudam no processo de fundição. E as mãos do Oleiro (mãos firmes, aptas para a restauração) vai moldando você.
E quando você se permite sair da Olaria (quando se permite... porque você gostando ou não... querendo ou não... você acaba descendo para a Olaria) você sai mais leve. Mais bonito. Menos "imperfeito".
O vaso nas mãos do SENHOR tem que exalar o bom perfume que gera vida. Que gera movimento no Espírito. O vaso tem que estar completamente vazio. Sem imperfeições... Um vaso vazio pode permitir que outros vasos comecem também a "ouvir" a voz do Pai. E você percebe que você pode descer e levar junto "outro vaso" e dizer com brandura... Com meiguice de espírito; como Jesus disse; "seja como eu... manso  e humilde de coração".
Louvado Seja Deus. Porque sempre em meio a dor e ao choro (quando permitimos a cura e restauração) quando nos levantamos estamos um pouco mais apurados na alma (cura), um pouco mais forjados (caráter) e com certeza muito mais vivificados no espírito. Em Nome de Jesus.

23.04.14      (23.45)


Nenhum comentário:

Postar um comentário