segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM...

Minha dependência por doces juntando com a compulsão dessas ultimas semanas com certeza não deixaria barato. Agora a tarde senti dor de cabeça. Não que eu estava com "fome" (embora já fosse o horário do lanche da tarde...) mas a necessidade do estar comendo. (no meu caso doce... o doce sempre em alta...) Tomei uma vitamina de mamão e biscoito de arroz. (minha mana me orientou a comer sem preocupação... tudo bem... no entanto não lembro que ela tenha feito isso durante os meses de RA na risca...)
Continuo com dor de cabeça. E sinto meu corpo também tremendo. Penso que para o primeiro dia é mais do que normal. Sair de uma longa estadia de compulsão alimentar... (e eu estava já enjoada de tanto comer... ) e de repente as porções e quantidades serem calculadas... Com certeza o corpo se ressente. A mensagem que recebo é que quero comer. Comer.
Mas eu não quero comer. Quero manter no meu propósito.
Tem muitos fatores que fazem (falo de mim) um ser humano ser assim descontrolado. Primeiro é transferência (emocional completamente afetado). Naturalmente não menos importante o mau hábito. Você vai condicionando esses maus hábitos e quando percebe você engordou tudo e mais um pouco... E quando percebe... Come compulsivamente.
Tem também o fator genético. Como problemas de saúde (hormonais...). Tudo isso conta com certeza. E tem também o espiritual. Que tem que ser tratado com muito carinho e zelo porque nem todos alcançam tamanha realidade.
Tudo tem que ser muito bem analisado. E tratado com responsabilidade. Tem coisas que são muito simples de serem feitas e outras nem tanto. Fazer uma Reeducação Alimentar é simples. Nos primeiros dias você fica ressentida sim, tem falta das coisas que estava acostumada a ingerir... Mas acaba se adaptando... O complicado é "manter". Perseverar.
Na RA fala como "manutenção".
Aí entra o trabalho psicológico (mente... psique... seu eu... suas vontades... suas emoções... suas reações a cada situação...).
Tudo realmente tem que ser visto com muito carinho. Não desprezando absolutamente nada que envolva essa área.
Esqueci da "atividade física". Tão importante quanto. Caminha junto com a RA. Também tem o "lazer" que envolve seu estado emocional.
O que sei é que eu estou envolvida até o pescoço com Obesidade. Não era assim. Foi aos poucos... Com o tempo... Com os problemas... Com as transferências... Com o envolvimento ao seu redor... Com a fata de atividades... Com as cobranças da própria sociedade que temos que ser magras. Verdade!? Depende de como cada um enxerga essa cobrança. A verdade é que podemos nos alimentar com saúde. Porque precisamos nos alimentar para a própria necessidade do organismo. O alimento é feito justamente para tal milagre.
Porque tem muitas pessoas com o problema exatamente ao inverso... Não comem. Não tem fome. Não tem prazer em comer. E isso também varia muito os motivos... O importante é chegar na "raiz " de cada problema (cada ser precioso) e buscar a cura para tal.
Eu vou em frente. Não vou olhar para o passado (como ontem... ontem ontem...) que dizia que começava (e até começava...) mas nem bem chegava no almoço... Acaba esquecendo que tinha começado... Ou estava com uma desculpa para comer novamente... Sempre teremos boas (e muitas vezes desculpas sinceras...) mas que sempre vão nos levar a grandes fracassos. Consequentemente a grandes frustrações.
 
24.02.14   (17.04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário