segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A OPERAÇÃO DA REGENERAÇÃO.

"Quando ... aprouve revelar Seu Filho em mim." Gálatas 1.15, 15 

Qual é o problema em que Jesus Cristo se defronta para me regenerar? Eu carrego uma carga hereditária pela qual não tive opção; não sou santo e é pouco provável que venha a sê-lo; e se tudo o Jesus Cristo tem a dizer-me é que tenho que ser santo, sua palavra gera desespero. Mas, sei que Jesus Cristo é o regenerador, aquele que pode consolar dentro de mim sua própria herança de santidade, então, quando ele diz que tenho de ser santo, começo a entender o que ele quer  dizer. A redenção significa que Jesus Cristo pode colocar dentro de qualquer pessoa a mesma disposição hereditária que havia nele,  e todos os padrões que ele estabelece se baseiam nessa disposição; "seu ensinamento é dirigido à vida dele que está em nós". A minha parte de transação moral consistem em concordar com o veredito de Deus sobre o pecado, explicitado pela cruz de Jesus Cristo.
O que o Novo Testamento ensina sobre a regeneração é que, quando alguém sente profundamente sua necessidade  espiritual, Deus infunde o Espírito Santo no espírito dela, que passa a ser vitalizado pelo Espírito do Filho de Deus., - "até ser Cristo formado em nós". O milagre moral da redenção é que Deus pode introduzir em mim uma nova disposição pela qual posso viver uma vida totalmente nova. Quando descubro o quanto sou necessitado e reconheço minhas limitações, Jesus diz: "Bem aventurado és tu". Mas tenho que chegar lá. deus não pode colocar em mim, um ser moral responsável, a disposição que estava em Jesus Cristo, a menos que eu esteja consciente de que preciso dela.
Assim como a disposição para o pecado entrou na raça humana por meio de um só homem, também o Espírito Santo entrou na raça humana por outro homem. Redenção significa que posso ser liberto da carga hereditária do pecado, e através de Jesus Cristo, receber uma herança imaculada, ou seja, o Espírito Santo.

06.10.14   (10.45)

Nenhum comentário:

Postar um comentário