A águia é conhecida em toda terra como a rainha das aves. Ela é a ave mais forte que existe na terra, podendo conduzir em vôo animais pequenos e até mesmo uma criança, tamanha sua resistência. Ela é a ave que voa mais alto, somente igualada em capacidade de vôo pelo condor. Na antiguidade, vários países e conquistadores usavam como insígnias de seus exércitos a figura de uma águia. Os exércitos romanos, os impérios da Rússia, Áustria, Prússia e até mesmo Napoleão também adotaram a águia como brasão.
Nas Escrituras Sagradas, a "águia" é mencionada pelo próprio Deus como símbolo de "uma nação que voa como a águia contra ti de longe, da extremidade da terra, cujas língua não compreenderás; um uma nação de rosto arrogante, que não respeitará ao velho, nem se compadecerá do moço;"- Dt 28.49,50 -
A estrutura óssea a águia é diferente de todas as outras aves. Todas as aves que existem no mundo tem uma estrutura óssea comprida, mas da águia é cilíndrica; por isso, ela é a única de grande porte que pode voar e descansar enquanto voa, ao contrário das outras que precisam descer para descansar.
A águia faz o seu ninho nas rochas e penhas mais elevados, e nas árvores mais altas, para proteção e segurança dos seus filhotes; por isso, é comparada aos seres celestiais. " O aspecto de seus rostos era como o rosto de um homem, e como oi rosto de leão no lado direito de todos os quatro, e no lado esquerdo todos os quatro tinham o rosto de boi; e também todos os quatro tinham o rosto de águia. - Ez 1.10 -
"O primeiro ser vivente era como leão, o segundo como um bezerro, o terceiro tinha rosto de homem, e o quarto era como uma águia voando". - Ap 4.7
A águia é a única que enfrenta uma tempestade. As demais, ao pressentirem uma tempestade, esconden-se. A águia, porém, passa sobre a tempestade, e voa acima da turbulência das nuvens.
Ela tem a visão mais apurada do mundo animal. Em Jó 39.28,29 está escrito: "Mora no penhasco, e ali passa a noite,sobre o cume do penhasco, em lugar seguro. Dali descobre a presa, seus olhos a avistam de longe". Ao longe, de distâncias impossíveis a olhos humanos, a águia avista a sua presa. Segundo os cientistas, ela pode enxergar até três quilômetros de distância.
Ainda resta acrescentar o tamanho da águia adulta. A envergadura das asas, de ponta a ponta, pode alcançar dois metros ou mais. Como pode uma ave desse porte voar acima de três mil metros de altura? As penas de vôo (que se chamam remígios), chegam a ter 50 cm. As pontas das asas são fendidas de modo que ela possa abrir os "remígios" separadamente como se fossem dedos. Com todo esse equipamento, ela pode considerar-se senhora do espaço.
Diante de tantas qualidades, podemos entender que Deus criou a águia com propósitos especiais, para que nós pudéssemos extrair dela lições para nossas vidas. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, a águia é comparada a diversas qualidades divinas e humanas.
A ÁGUIA É UM ANIMAL FORTE.
João evsangelista declarou: "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes". - 1 João 2.14 - FORTES COMO ÁGUIA.
A ÁGUIA É UM ANIMAL VELOZ. (Percorre 300 Km por hora)
Em Hebreus 12.1, o escritor sagrado nos convida a "correr" com paciência a carreira que está proposta. VELOZES COMO ÁGUIAS. "Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado todo o peso e o pecado que tenazmente nos envolve e corramos, com perseverança, a corrida que nos está proposta".
PODEMOS COMPARAR O ARREBATAMENTO A ASAS GRANDES QUE DEUS DÁ AOS HOMENS.
Quando Filipe etava evangelizando o eunuco da rainha de Candace, no caminho para Gaza, o
Espírito do Senhor o tomou e ele se achou em Azoto. DEUS DEU ASAS COMO DE ÁGUIA PARA FILIPE. - Atos 8. 26-40 - "Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e o eunuco não o viu mais; seguiu seu caminho com alegria. v.40 Mas Filipe apareceu em Azoto. E passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegarem em Cesaréia".
AS ÁGUIAS HABITAM NAS MONTANHAS.
Paulo disse em Ef 1.3: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Cristo." CRISTO NOS FAZ HABITAR NAS ALTURAS COMO AS ÁGUIAS.
AS ÁGUIAS FAZEM OS SEUS NINHOS NAS ÁRVORES MAIS ALTAS E NAS BORDA DOS PENHASCOS.
A Bíblia diz em Cl 3.3: "Pois estais mortos e a vossa vida escondida com Cristo, em Deus". O NOSSO ESCONDERIJO ESTÁ EM CRISTO.
A ÁGUIA TEM VOCAÇAO DE GUERREIRA; ELA É COMO UM SOLDADO.
Paulo disse em 2 Tm 2.3: "Participa dos meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus". GUERREIROS COMO ÁGUIAS.
A ÁGUIA ENSINA SEUS FILHOTES A VOAR DE MANEIRA SINGULAR.
Quando ela entende que já é chegado o tempo do seu filhote voar, ela o pega com seu bico, o suspende do ninho, o solta das miores alturas e fica por cima para acompanhar o vôo. Se ela percebe que o filhote não voa, e vai cair, numa velocidade incrível ela sai de sobre o filhote e passa para debaixo dele e o apóia sobre suas asas.
A ÁGUIA NUNCA PERDE SUAS FORÇAS.
Quando ela está ficando de plumagem velha, no seu próprio ninho ela começa a fazer exercícios musculares batendo suas asas sem sair do lugar, fazendo assim a sua velha plumagem cair, começãndo a aparecer novas penas. Isso se chama renovação das plumagens e de suas forças para voar. A Bíblia nos diz no Salmo 103.5: "Quem satisfaz teus desejos com bens, de modo que tua mocidade é renovada como a da águia. "RENOVADO COMO ÁGUIAS.
Deus nos ensina, através da águia, de que maneira podemos ser crentes fortes, sem penas velhas sem as quais não podemos voar, e ratifica isto fazendo uma promessa em Isaías 40.10: "MAS OS QUE ESPERAM NO SENHOR RENOVARÃO SUAS FORÇAS. SUBIRÃO COM ASAS COMO ÁGUIAS; CORRERÃO E NÃO SE FATIGARÃO".
- A Bíblia -